História
Um Self-Made Man (Tupiniquim) – De Office boy a Empreendedor
Nascido em Lambari – MG, após ter cursado o Ginásio (Fundamental II) em 1967, transferiu-se para São Paulo, em 14/01/1968, para vencer na vida. Esse era o sonho possível, naquela época. Precisando trabalhar para se sustentar, iniciou seu primeiro emprego na Enciclopédia Barsa, como Office Boy. Era só o início. Encontrou um curso técnico de Agrimensura, onde residia, no bairro da Lapa. Nunca soubera o significado de Agrimensura. A intenção não era mesmo trabalhar no campo, medindo áreas, mas sim em um escritório, porque já vislumbrava cursar uma faculdade. Antes de terminar o curso técnico, conseguiu um emprego como Calculista de Topografia, na Vasp Aerofotogrametria. Uma empresa paraestatal.
Concomitantemente, estava cursando inglês no Instituto Yázigi Idiomas. Em 1972 fez cursinho no Equipe Vestibulares e passou em Administração, na PUC – SP. Cursou o Primeiro ano básico, uma modalidade da época, tendo feito reopção de Curso para Pedagogia, no final de 1973. Formou-se no final de 1976. Seu objetivo era trabalhar na área de Recursos Humanos, com educação de adultos e não com crianças. Em janeiro de 1976, fez sua primeira viagem internacional, para a Inglaterra, onde residiu por 30 dias com uma família Inglesa, em Oxford, para cursar Inglês e se aperfeiçoar no idioma. Vejam, isso aconteceu em apenas 8 anos após ter saído de sua cidade natal. Isso não era o normal naquele período. O mundo se tornou muito, mas muito maior do que aquele limitado pelas serras que circundam Lambari. Vontade de crescer e se desenvolver não lhe faltava. Seguiu em frente.
Em março de 1977, conseguiu uma posição de Analista de Treinamento, na Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo. Confirmou-se como sendo uma opção maravilhosa, pelo trabalho que desenvolvia, em uma equipe multidisciplinar, com Engenheiros, Psicólogos, Pedagogos, Administradores e outros. Desenvolveu-se na mesma área tendo sido Supervisor de Treinamento, de Recrutamento e Seleção e de Recursos Humanos. A partir de janeiro de 1986, já possuía a posição de Gerente de Recursos Humanos, que foi mantida até o final do ano 1997, tendo trabalhado em diversa organizações. Pensando em sair do mundo empresarial para empreender, com seu negócio próprio, na mesma área, surgiu uma oportunidade para montar uma empresa de Busca e Seleção de Executivos. Eis que surgiu um trabalho para fazer o recrutamento e seleção, para um startup, no segmento de telecomunicações, em Campinas. Tendo sido aprovado, pelos sócios Suecos e Brasileiros, iniciou o trabalho em março de 1998. A empresa TESS, entrou em operação em 01 de dezembro de 1998.
Foi um trabalho magnífico. Ele abriu sua empresa de Busca e Seleção de Executivos – Ferreira & Penteado Consultores Associados, tendo trabalhado até 2007.
A partir de meados de 2007, passa a trabalhar com Coaching de Executivos, após ter se desenvolvido nessa área, onde continua atuando. Escreve na coluna “O Sentido da Vida”, da Inova Business School, onde é professor convidado, e também realiza palestras.
A vida até aqui não foi fácil, mas valeu sua crença na possibilidade de desenvolvimento do ser humano. Muito estudo, muita atualização, muita leitura, muita viagem, muito trabalho e dedicação.
Vida plena, com erros e acertos, sucessos e insucessos e amigos verdadeiros. “Aprender sempre, para aplicar” foi o seu lema.
Recebeu muita ajuda, mas também ajudou muita gente. Gratidão a todos, é o que sente.