Desenvolvimento Humano
25 de agosto, 2020
O PODER DA INFLUÊNCIA
O melhor que podemos fazer por nós mesmos, em primeiro lugar, é investirmos no nosso desenvolvimento.
Entendendo aqui o desenvolvimento como um todo, abrangendo as 4 dimensões, citadas por Stephen Covey, que são as dimensões física, social/emocional, espiritual e mental. Dessa forma estaremos, de certa forma, mais preparados para viver e dar nossa contribuição ao mundo.
A dimensão física deve ser trabalhada com o intuito de preservar a saúde do corpo e da mente, para que mais tarde não tenhamos que nos preocupar em cuidar das doenças, muitas delas advindas desse descaso.
A dimensão espiritual, estritamente pessoal, pode ser nutrida de várias maneiras, tendo presente que se trata daquilo mais íntimo em termos de crenças e valores, que nos sustentam através de nos renovar e de nos revigorar.
A dimensão mental deve ser trabalhada através do que hoje chamamos de lifelong learning. Não é só a formação em uma área específica, que nos transforma, mas a continuidade da aprendizagem, seja através de cursos ou leitura contínua, que poderemos renovar os conhecimentos, para acompanhar o desenvolvimento acelerado do mundo.
A dimensão social/emocional, estão juntas, porque somos animais gregários que também desenvolvem as emoções através da relação com os outros.
Mantendo uma vida equilibrada e a mente consciente do porquê vivemos, podemos expandir o nosso centro de influência, para romper barreiras e de forma responsável realizar o que está sob o nosso cuidado, gerenciando negócios e liderando pessoas.
É exatamente na competência de Liderança, que poderemos exercer a influência sobre os outros, de tal forma que possam se encontrar como pessoas e profissionais, que serão os líderes de amanhã.
Ao focar no desenvolvimento do potencial de cada um e não apenas no que ele é e faz, estamos projetando um futuro venturoso e passível de infindáveis escolhas para ele.
O exemplo fala mais alto, quando de forma autêntica tenhamos nos forjado como líderes, baseado em nossa própria história de vida, cujo equilíbrio, determinação e vontade de transcender, nos tornaram conscientes da importância do respeito pelo outro, em nossas relações.
A partir daí estabelece-se uma verdadeira relação de confiança, cujo poder de realização é simplesmente imensurável.