Desenvolvimento Humano
11 de Abril, 2018
PROFESSOR – O ENCANTADOR DE ALUNOS
Respeitar os alunos e torná-los importantes, está na pauta de poucos professores. Nós os temos em nosso país. Extremamente esforçados, dedicados, focados, estudiosos e criativos. Normalmente são originários da mesma cidade ou região em que exercem sua bela profissão. Da dureza da vida, afloram para além de horizontes inimagináveis.
Quero citar o exemplo do Professor Jayse Antônio Ferreira, ganhador do Prêmio Professores do Brasil, em 2014.
Seu Projeto vitorioso : “Eu Sou uma Obra de Arte: Etnias do Mundo”.
Esse projeto foi desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando, que fica em Itambé, a 76 quilômetros do Recife. Esse professor continuou a ser premiado, com outros projetos.
Extremante sensível, o Professor Jayse, referencia uma de suas professoras, pelo carinho com que ela tratava todos os alunos. Ele disse que realmente gostaria de ser igual a ela, caso fosse professor, o que aconteceu.
Seu olhar maior, o tornou um dos poucos, que se transforma pedagogicamente, para que os alunos se transformem em cidadãos.
A seriedade, o respeito, a criatividade e a dedicação desse professor, fez com que os alunos passassem a se reconhecer e se orgulhar de sua raça, o que não estava acontecendo. Dá dificuldade dessa identificação, surgiu o projeto, com a participação e envolvimento dos alunos e de professores de outras matérias.
Na montagem do projeto, que incluía a caracterização de alguns alunos, para que representassem as diferentes etnias e que teriam que ser fotografados, em diferentes localidades, os próprios alunos fizeram a escolha, de acordo com o biotipo de cada um.
Esse projeto, envolveu também outras matérias e seus professores, como geografia, matemática, física e história. Ora, esse envolvimento de diversas matérias em um mesmo projeto, já faz parte do que hoje chamamos Metodologias Ativas em Educação.
Houve uma grande aprendizagem. Em geografia, estudaram as localizações das diferentes etnias, em matemática, aprenderam a calcular porcentagens e estatísticas sobre as populações, em física, aprenderam sobre a estrutura da natureza, em cada localidade, em história, como foram os surgimentos daquelas raças e porque se assentaram, naquelas regiões.
Que maravilhosa integração.
Uma das citações do programa que assisti, sobre o projeto, me tocou muito, foi a de que muitas e muitas vezes, “a escola é um refúgio para os alunos, que vivem uma vida dura e se sentem pressionados pela dor ”.
Interpreto eu, dor da existência difícil na pobreza, que reflete a desestruturação familiar, a violência doméstica, os vícios e a solidão.
Nesse oásis, chamado Escola, com Professores qualificados e criativos, são capazes de acolher de forma calorosa, respeitosa, fortalecedora e com uma Educação de excelente nível, para dignificar aqueles alunos, que se encontram sob seus cuidados, em um momento extremamente importante da vida deles.
Parabéns a todos os Professores e, especialmente, ao Professor Jayse Ferreira !